quarta-feira, 12 de junho de 2013

Supercola cirúrgica salva vida de bebê com aneurisma nos EUA

Procedimento só havia sido usado em adultos. Ashlyn Julian, de três semanas, teve dois rompimentos do aneurisma antes da cirurgia


























Médicos do University of Kansas Hospital, nos EUA, utilizaram uma supercola cirúrgica para salvar a vida de um bebê de três semanas de vida com aneurisma quase fatal que se rompeu duas vezes.
Ashlyn Julian, que nasceu em 16 de maio aparentava estar saudável, mas passou de "muito quieta" para "gritando todo o tempo e vomitando", segundo a mãe Gina Julian.
O bebê foi, então, levado ao hospital, onde passou por exames de ultrassom através dos quais os médicos detectaram um aneurisma no cérebro de Ashlyn.
Depois de estudar imagens de ressonância magnética, o médico Koji Ebersole decidiu utilizar supercola cirúrgica para tratar o aneurisma do bebê.
O procedimento salva-vidas só havia sido usado em adultos.
Primeiro, os médicos abriram um acesso para os vasos sanguíneos minúsculos de Ashlyn perto de seu quadril. Uma vez dentro do organismo, Ebersole conseguiu depositar uma gota de supercola estéril no cérebro do bebê por meio de instrumentos, como cateteres, do tamanho de um fio de cabelo humano.
O procedimento até agora foi bem-sucedido, de acordo com informações da equipe médica.
Desde 1949, a história médica mostra apenas 17 casos registrados de recém-nascidos (crianças com menos de 4 semanas de idade) que sofrem uma hemorragia cerebral.
A equipe acredita que essa foi a primeira vez que a supercola foi usada para reparar um aneurisma neonatal.
Ebersole espera que Ashlyn tenha uma recuperação completa já que seu cérebro infantil ainda não estava totalmente desenvolvido e muito resistente.
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook