sábado, 8 de junho de 2013

Unaids e OIT vão realizar testes de Aids em 5 milhões de trabalhadores

O projeto tem como objetivo atingir as metas do milênico, chegando em 2015 com 15 milhões de HIV positivos em tratamento


























Novo projeto de iniciativa voluntária sobre testes de HIV espera atingir para 5 milhões de trabalhadores no mundo.
O projeto de teste e aconselhamento, batizado de VCT@Work está sendo capitaneado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa Conjunto da ONU sobre HIV/Aids (Unaids).
Os testes, voluntários e confidenciais, devem ser conduzidos até 2015. O objetivo é assegurar que as pessoas que têm o vírus recebam tratamento e apoio dos serviços de saúde.
Em comunicado emitido nesta quinta-feira (6), o chefe da OIT, Guy Rider, disse que quer "mobilizar o poder da agência para incentivar 5 milhões de mulheres e homens a se submeterem ao teste". Ele apelou para participação dos Ministérios do Trabalho e organizações do setor em todo mundo.
A rápida ampliação da terapia antiretroviral, nos últimos anos, proporcionou o tratamento para o HIV para 8 milhões de pessoas. Com isso, elas podem viver mais tempo e de maneira mais saudável, além de ter vidas mais produtivas.
Local de Trabalho
De acordo com o Unaids, 7 milhões de soropositivos que têm direito não estão tendo acesso ao tratamento. Além disso, 40% das pessoas que vivem com o HIV em todo o mundo não sabem que têm o vírus e por isso não podem ser tratados. Em alguns países, este número ultrapassa os 50%.
Para o chefe do Unaids, se o local de trabalho abraçar a iniciativa do teste voluntário e confidencial, a luta pelo acesso ao tratamento dará um passo muito importante.
A iniciativa é parte dos esforços para se alcançar as Metas do Milênio da ONU. O alvo para 2015 é atingir 15 milhões de pessoas com tratamento para o HIV. O projeto é também parte da campanha "Alcançando Discriminação Zero" lançada pelo Unaids e pela Organização Mundial da Saúde, no Dia Mundial da Luta contra a Aids, marcado em 1º de dezembro, do ano passado.
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook