quinta-feira, 13 de junho de 2013

Menina que modificou leis de transplantes nos EUA é operada com sucesso

A menina de 10 anos que conseguiu uma mudança nas leis de transplantes para menores nos Estados Unidos recebeu nesta quarta-feira (12) um pulmão adulto em uma cirurgia bem-sucedida, informou a família.

















Sarah Murnaghan, que sofria de uma fibrose cística avançada e tinha poucas semanas de vida, conseguiu - após uma operação de seis horas - ter um pulmão adulto transplantado no hospital Infantil da Filadélfia.
Por enquanto, não houve complicações, mas este tipo de transplante implica em um grande número de riscos e, inclusive, a paciente pode voltar a sofrer problemas no longo prazo.
Sua família conseguiu na semana passada, através da ordem de um juiz, que a rede responsável por autorizar e regular os transplantes de órgãos nos Estados Unidos não obrigasse Murnaghan a esperar por um pulmão de um doador infantil menor de 12 anos (como pede a lei) e que pudesse optar pelo de um adulto.
A família pediu uma revisão das normas de transplantes, já que pessoas em estado menos grave que o de sua filha tinham preferência para optar por um pulmão válido.
Seus pais argumentaram que sua filha e outras crianças dos EUA estavam em desvantagem na hora de esperar por um transplante e que, em alguns casos, a utilização de um órgão adulto poderia salvar vidas.
O caso de Murnaghan encorajou à família de Javier Costa, de 11 anos e também com um caso avançado de fibrose cística, a iniciar um processo similar, o que permitiu que optassem por um pulmão adulto que ainda não chegou.
Fonte: UOL Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook