sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DENGUE NO ESPÍRITO SANTO: quase 200 casos registrados por dia em 2013

Fonte: A Gazeta, em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/02/noticias/cidades/1395971-dengue-estado-tem-quase-200-casos-registrados-por-dia.html

01/02/2013 - 08h32 - Atualizado em 01/02/2013 - 10h21

 

A média exata é de 190 notificações, o que representa 75 casos a mais do que vinha sendo registrado diariamente até as duas primeiras semanas deste ano

Elton Morati

Quase 200 pessoas  contraíram  dengue no Espírito Santo, a cada  dia, entre  30 de dezembro e 26 de janeiro últimos.  A média exata é de 190 notificações, o que representa 75 casos a mais do que vinha sendo  registrado diariamente até as duas primeiras semanas deste ano. De acordo com levantamento feito pelo telejornal Bom  Dia Brasil, o Espírito Santo é o terceiro Estado em número de notificações, atrás apenas de Mato Grosso do Sul (mais de 20 mil casos) e Minas Gerais (13 mil).

ScreenShot019 Ao todo, 5.325 casos já foram notificados à Secretaria de  Saúde do Espírito Santo (Sesa) no período citado. Uma morte  foi  confirmada, e outras cinco estão sob  investigação.

Reynaldo Dietze, médico e diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), explica que esse elevado número de casos se dá por causa da presença do vírus tipo 4.

“Ninguém está imune a esse vírus, já que antes só circulavam os outros tipos. Se um mosquito infectado me picar, ele deve me infectar com um vírus que eu nunca tive para que desenvolva a doença”, observa.

Dietze afirma que o tipo 4 entrou no país  há três anos pela Região Norte. Depois, veio avançando em direção ao Sul. “Esse é o tipo  mais prevalente, e a chance de epidemia é maior”, frisa.

O especialista afirma que daqui a alguns anos a tendência é que os casos diminuam, pois as pessoas se imunizam contra o vírus.

Mais notificações

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sesa, Gilsa Rodrigues, afirma que,  após um ano com um número não tão grande de notificações,  como 2012, deve haver um aumento nos registros. No ano passado, foram 22.248.

“Tivemos muitas trocas de gestores, e equipes acabaram ficando desmobilizadas. Isso dificultou o combate, já que a dengue exige um trabalho diário”, explica a coordenadora.

Ela destacou que a secretaria tem feito um trabalho com os 20 municípios considerados prioritários, reforçando a importância de eles colocarem em prática um plano de contingência à doença. O Estado também vai receber 350 bombas manuais para o combate ao mosquito.

Os números

Espírito Santo
5.325 casos

Foram notificados à Sesa de 30 de dezembro a 26 de janeiro

Cariacica

950 casos
A coordenação da Vigilância Epidemiológica municipal estima em 50% os já confirmados por exame. Regiões com mais casos: Grande Nova Rosa da Penha, Porto de Santana Jardim América e Itacibá. Cerca de 30% dos imóveis não recebem a visita dos agentes por estarem fechados

Serra

528 casos
São 32 casos mais graves sendo monitorados, e  4 pessoas hospitalizadas. Mais casos em Planalto Serrano, Novo Horizonte e Carapina Grande

Vila Velha

332 casos
45% dos imóveis não recebem a visita dos agentes

Vitória
230 casos
Todos confirmados por exames laboratoriais. São em média 7 por dia. A taxa de não visitação é de 37%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook