sábado, 2 de fevereiro de 2013

Carnaval Capixaba: Hemoes faz campanha para população doar sangue. Veja onde doar sangue.

 

Fonte: SERETARIA DA SAUDE em http://www.saude.es.gov.br/

31/01/2013 - 10:04
Asscom/Sesa


Sesa

Voluntários devem procurar uma das unidades do Hemoes no Estado.

Com a proximidade do feriado de Carnaval – gerando maior movimentação de veículos nas estradas e potencial risco de acidentes – o Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) intensifica a campanha para ampliar os estoques de sangue das unidades responsáveis por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais, de todo o Estado.

O diretor-geral do Hemoes, Antonio Carlos Peçanha Mendes, faz um apelo para que voluntários procurem as unidades do serviço existentes em Vitória, Serra, Colatina, Linhares e São Mateus, antes que se iniciem os feriados.

Segundo ele, o maior percentual de doadores do Hemoes vem dos chamados “doadores de reposição”. São geralmente parentes e familiares de pacientes que realizam cirurgias eletivas (previamente agendadas). Como a realização desses procedimentos cai durante os meses de dezembro a fevereiro, os estoques dos Hemocentros ficam ainda mais reduzidos.

“No Hemocentro de Vitória, por exemplo, a movimentação de doadores voluntários e de reposição, durante o ano, gira em torno de 80 por dia, em média. Mas, no verão, cai para 35 a 40 por dia. O ideal é ter, no mínimo, 120 doadores diariamente, já que a unidade da capital é referência para atender os hospitais públicos e filantrópicos da Grande Vitória”, ressalta o diretor geral do Hemoes.

Para ele, o período que se aproxima – compreendido entre esta sexta-feira (dia 1º) até o dia 17 de fevereiro (final de semana pós-Carnaval), é um período crítico, com maior risco de acidentes nas estradas, já que há maior movimentação de veículos nas rodovias que cortam o Espírito Santo.

“Pacientes vítimas de atropelamento e acidentes automobilísticos que sofrem grandes sangramentos são os que mais demandam transfusão nesta época do ano. Já as cirurgias eletivas ocorrem com programação prévia e menor probabilidade em se fazer uso de sangue e derivados. Portanto, esse é o período de maior necessidade de adequação dos estoques dos Hemocentros”, alerta.

Antonio Peçanha ressalta que o apelo para aumentar o número de doadores de sangue não é só para moradores da Grande Vitória, mas também para os cidadãos dos demais municípios onde o serviço está presente.

Critérios
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.


Onde doar sangue

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona de segunda-feira a sábado, das 07 às 18 horas.

- Unidade de Coleta a Distância da Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Dório Silva). Funciona de segunda-feira a sexta-feira das 7 às 12h30min.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30min.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30min.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook