sexta-feira, 8 de março de 2013

ES: Hospital São Judas Tadeu reabre e volta a realizar atendimento ambulatorial

 

Fonte: A GAZETA em http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2013/03/noticias/cidades/1414604-hospital-sao-judas-tadeu-reabre-e-volta-a-realizar-atendimento-ambulatorial.html

07/03/2013 - 17h31 - Atualizado em 07/03/2013 - 18h11

 

Internações e cirurgias só voltarão a ser feitas quando unidade cumprir exigências feitas pela Vigilância Sanitária Estadual

Leonardo Soares

Foto: Ricardo Medeiros

Ricardo Medeiros

Hospital e Maternidade São Judas Tadeu, em Guarapari, foi interditado em fevereiro

O Hospital São Judas Tadeu, em Guarapari, foi reaberto no início da tarde desta quinta-feira (07) apenas para atendimento ambulatorial de pacientes com plano de saúde particular. As internações e cirurgias só voltarão a ser feitas quando a unidade cumprir as exigências feitas pela Vigilância Sanitária Estadual. O São Judas foi interditado no último dia 20, para a investigação da morte de sete recém-nascidos no hospital, entre janeiro e fevereiro deste ano.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o hospital está autorizado a realizar novamente o atendimento ambulatorial. Entretanto, não é permitido que haja nenhum outro tipo de procedimento que não seja o de ambulatório, esclarece a Sesa.

O diretor clínico do Hospital São Judas, Carlos Frederico Machado, informou que o alvará necessário para a reabertura do ambulatório foi conseguido às 11h desta quinta. Às 14h o hospital já começou a atender os pacientes. "Por enquanto temos somente o ambulatório funcionando. Mas já estamos providenciando as exigências apontadas pela Vigilância Sanitária para reabrir o hospital, por completo".

No hospital São Judas, apenas a maternidade funcionava em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), informou o diretor clínico. E como não há, ainda, condições de realizar as internações de gestantes, somente são feitos atendimentos particulares no local.

"Até a próxima semana devemos ter tudo sob controle. São questões como o fluxo de esterilização de materiais, escala de plantonistas e outras questões. Estamos organizando as escalas dos profissionais".

Explicação
Carlos Frederico Machado voltou a defender a unidade hospitalar sobre o episódio em que sete recém-nascidos que nasceram no São Judas entre os meses de janeiro e fevereiro vieram a óbito. Os repetidos óbitos fizeram com que tanto o Conselho Regional de Medicina (CRM) quanto o Ministério Público Estadual abrissem investigação sobre os casos.

"Já foi comprovado pela comissão de investigação que as mortes dos bebês não são culpa do hospital. Pode ter havido alguma falha durante o pré-natal e há mães que já chegaram ao hospital com o bebê morto", defendeu.

CBN
Em entrevista ao CBN Vitória na manhã desta quinta, o sub-secretário de Estado da Saúde, Geraldo Queiroz, defendeu choque de ordem na saúde do município. Geraldo Queiroz também falou sobre a situação do hospital: "A Vigilância Sanitária de Guarapari foi omissa em permitir que o Sâo Judas tadeu funcionasse sem condições e colocando em risco a vida de pacientes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook