quarta-feira, 19 de junho de 2013

Obesidade pode causar perda auditiva em crianças e adolescentes

Jovens obesos têm maior perda em todas as frequências de audição e são duas vezes mais propensos a ter perda auditiva unilateral





























Adolescentes obesos são mais propensos do que aqueles com peso normal a ter perda auditiva, de acordo com pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA.
Os resultados mostraram que os adolescentes obesos tinham maior perda em todas as frequências de audição e eram quase duas vezes mais prováveis de ter perda auditiva unilateral de baixa frequência.
O estudo foi publicado no jornal The Laryngoscope.
"Este é o primeiro trabalho a mostrar que a obesidade está associada com perda auditiva em adolescentes", afirma o primeiro autor Anil K. Lalwani.
O estudo descobriu que a obesidade em adolescentes está associada à perda auditiva neurossensorial em todas as frequências (a faixa de frequência que pode ser ouvida por humanos), perda auditiva neurossensorial é causada por danos às células ciliadas do ouvido interno.
As taxas mais elevadas foram para perda de audição de baixa frequência em 15 e 16% dos adolescentes obesos em comparação com 7,89% dos adolescentes não obesos.
Pessoas com perda auditiva de baixa frequência não podem ouvir sons de frequências de 2.000 Hz e abaixo, mas ainda podem ouvir os sons nas frequências mais altas. Muitas vezes, eles ainda podem entender a fala humana bem, mas pode ter dificuldades em ouvir em grupos ou em lugares barulhentos.
Embora a perda total de audição entre os adolescentes obesos foi relativamente leve, o aumento de quase duas vezes nas chances de perda auditiva de baixa frequência unilateral é particularmente preocupante.
Lalwani e seus colegas especulam que a obesidade pode, direta ou indiretamente, levar à perda de audição. Embora pesquisas adicionais sejam necessárias para determinar os mecanismos envolvidos, eles acreditam que a inflamação induzida pela obesidade pode contribuir para a perda de audição.
Níveis plasmáticos da proteína anti-inflamatória adiponectina, que é secretada pelo tecido adiposo, foram encontrados em crianças obesas, e níveis baixos em adultos obesos têm sido associados com perda auditiva de alta frequência (que afeta a capacidade da pessoa de compreender a fala).
Fonte: Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook