terça-feira, 21 de maio de 2013

Café pode reduzir risco de cancro oral

21 de Maio - 2013
Um novo estudo da Sociedade Americana de Cancro revela que existe uma relação direta entre beber café e a redução do risco de morte devido a cancro oral e da faringe.


Entre os indivíduos estudados, os que bebiam mais do que quartro cafés por dia tinham metade da probabilidade de morrer de cancro oral do que aquelas que bebiam café apenas ocasionalmente ou que não bebiam.
Os investigadores analisaram o consumo de café e de chá nas pessoas envolvidas num estudo sobre prevenção do cancro a decorrer desde 1982. Entre os 968 432 homens e mulheres que não tinham cancro quando se inscreveram, 868 morreram de cancro oral ou da faringe durante os 26 anos de follow-up deste estudo.
Beber mais do que quatro cafés por dia foi relacionado com a redução do risco de cancro oral em 49% dos casos, quando comparado com os casos de pessoas que só bebiam café ocasionalmente ou que não bebiam de todo.
O café contém antioxidantes e outros componentes que podem ajudar a proteger contra o desenvolvimento ou progressão do cancro. Os maiores fatores de risco continuam a ser o consumo de tabaco e de álcool.
A responsável por este estudo, Janet Hildebrand, disse que “não estamos a recomendar que todas as pessoas bebam quatro cafés por dia. Isto é apenas uma boa notícia para aqueles que gostam de beber café. Podem haver outros efeitos do café que podem impedir as pessoas com alguns problemas de saúde de beber muita cafeína”.

por Ana Rita Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook