segunda-feira, 29 de abril de 2013

ESPÍRITO SANTO: Sesa lança em Linhares plano para construir rede de urgência no Norte

 

segunda-feira, 29 de abril de 2013 | 10h00

 

Para cumprir a última etapa do plano de descentralizar os serviços de urgência e emergência e ter uma rede que atenda a todo oEspírito Santo até o final de 2014, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lança nesta terça-feira (30) o plano de ação visando àconstrução da rede de atenção à urgência e emergência para as regiões Central e Norte, beneficiando um total de 32 municípios.

Depois de passar por Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Estado, nesta segunda-feira (29) e se reunir com representantes de 26municípios daquela região, chegou a vez da Coordenação Estadual da Urgência e Emergência da Sesa conversar comrepresentantes das cidades das regiões Central e Norte do Estado – de acordo com o Plano Diretor de Regionalização da Saúde –para elaborar o plano que contemple as 32 cidades de abrangência. O encontro será às 9 horas na Universidade Aberta do Brasil(UAB), em Linhares. Também participará um representante do Ministério da Saúde.

Dos 78 municípios capixabas, somente os 20 de abrangência da Região Metropolitana contam com uma rede de urgência eemergência planejada e estruturada, aprovada pelo Ministério da Saúde, já em processo de implementação.

Assim como aconteceu em Cachoeiro, nesta reunião em Linhares, será formado um grupo condutor responsável pelas discussões eelaboração do plano de ação para a região, sob a coordenação da Sesa. Além dos representantes dos municípios participamrepresentantes das instituições de saúde que integram a rede própria e complementar do SUS nas cidades de abrangência.

“O objetivo é ampliar o acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos deatenção, garantindo a igualdade, equidade e a integralidade da assistência às urgências”, ressaltou o coordenador estadual, Carlos Guerra.

Segundo Carlos Guerra, nesse processo de construção do plano que abrange os 32 municípios das regiões Norte e Central doEstado serão definidos que hospitais serão referenciados em urgência e emergência, quais os que terão de abrir salas deestabilização, leitos de UTI, leitos de retaguarda clínica e para urgência e emergência. 

Além disso, será montada a grade de referência e contrarreferência, estabelecendo o fluxo de atendimento de acordo com anecessidade do paciente: se ele precisa de atendimento especializado em acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo domiocárdio, trauma, ou quadro cirúrgico ou clínico crítico, por exemplo. A primeira tarefa do grupo será ter um diagnóstico dacomposição dos serviços de saúde existentes em cada um dos municípios.

A previsão é de que o plano de ação fique pronto em quatro meses. Depois disso, será enviado ao Ministério da Saúde paraaprovação e definição dos recursos que serão necessários para implementação desta rede. 

De acordo com o coordenador, a operacionalização deve ser iniciada em 2014 e inclui também a implantação dos serviços do Samu192 para atender aquela região.

É importante ressaltar que a Secretaria da Saúde já vem preparando municípios estratégicos, investindo na estruturação física e deequipamentos das instituições de saúde da rede própria e complementar visando à implantação dessa rede de atenção às urgênciase emergências na região.

“A vantagem é a oferta de serviços qualificados, com leitos otimizados, atendendo à população mais perto de onde mora. Adescentralização dos serviços evita o risco de intercorrências no transporte do paciente e também a sobrecarga nos leitoshospitalares da Região Metropolitana”, afirma Guerra.


Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação da Sesa Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira Texto: Maria Angela Siqueira mariaperini@saude.es.gov.br Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Fonte: http://www.es.gov.br/Noticias/159793/sesa-lanca-em-linhares-plano-para-construir-rede-de-urgencia-no-norte.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontre-nos no Facebook